16 de novembro / 2015 (DURST): Durst apresenta a nova família Alpha na ITMA 2015

Alpha 330_1
Modelo Alpha 330, uma das versões da série Alpha apresentadas pela Durst na ITMA 2015

 

A Durst anunciou o lançamento da nova família de impressoras digitais inkjet UV Alpha durante a ITMA 2015, evento que acontece em Milão de 12 a 19 de novembro.

A nova geração de equipamentos oferece alta performance para produção de mídias têxteis, e suporta a inovadora tinta pigmentada Durst especialmente para aplicações em tecidos.

Modelos

Os visitantes podem conferir de perto no stand da Durst (C103, pavilhão 8) os modelos Alpha 330 e Alpha 180 TR, que englobam equipamentos com largura de 190 a 330 cm, os quais podem ser configurados em padrão até 8 cores e com 64 cabeças de impressão de resolução nativa de 600 dpi. Contam com velocidade de até 460 metros lineares/hora, o que permite competir diretamente com os processos convencionais analógicos.

O modelo Alpha 330 é indicado a processos industriais e impressão de tecidos voltados ao uso em objetos de decoração e sinalização. Já a Alpha 180 TR é indicada para aplicações “transfer printing” utilizando tecnologia dye sublimation para tecidos confeccionados com misturas de tipos de poliéster.

Além disso, como diferenciais, a nova linha de equipamentos oferece mais economia e, ao mesmo tempo, alta qualidade. Em sua arquitetura, conta com tecnologia de circulação de tinta que assegura estabilidade e segurança no fluxo e aplicação da tinta na mídia, bem como com sistema de emergência que possibilita funcionamento sem contratempos – caso uma cabeça de impressão falhe, automaticamente o modo de emergência é acionado, de modo que o processo de impressão não seja prejudicado. Se necessário, as cabeças de impressão podem ser fácil e rapidamente substituídas pelos usuários.

Alimentação e tinta

A série Durst Alpha conta com sistema inteligente de alimentação de mídia que permite ao equipamento se adaptar, automaticamente, a diferentes tipos de tecidos ou diâmetros de rolo. Um sistema integrado de spray realiza pré-tratamento no material antes da impressão, e, graças à tecnologia certificada de tinta Durst, todo o processo transcorre de forma totalmente ecológica, livre de VOC e de riscos para os operadores.
Entre os padrões de tinta que podem ser usados na nova Alpha está a Alpha Ink P, que, entre outros diferenciais, pode ser aplicada em diferentes tipos de tecidos e não necessita de pré e pós-tratamento quando usadas em mídias como algodão e poliéster.

Workflow

Juntamente com as impressoras da série Durst Alpha, também é disponibilizado o sistema de gerenciamento de produção Durst Textile Workflow System, que simplifica o processo de gerenciamento e uso de cores, assegurando constância na qualidade visual dos materiais através do uso simplificado de perfis de cores e ajustes.

“A nova linha Alpha torna a impressão de tecidos mais econômica e eficiente”, disse Martin Winkler, gerente para o segmento de Impressão Têxtil da Durst Phototechnik AG. “A tecnologia Super multi-pass permite assegurar produtividade similar aos processos convencionais, com a robustez de se trabalhar 24 horas por dia, sete dias na semana, o que não é possível na tecnologia single-pass. E não falo somente sobre a velocidade de impressão em si, mas também sobre a possibilidade de se iniciar a impressão imediatamente. A família Alpha combina nova tecnologia de impressão que conjuga sistema de cabeças, tinta, material e tipo de fabricação, bem como tratamento pré e pós-impressão gerenciável a qualquer momento. Além disso, com nossa nova tinta pigmentada, oferecemos aos clientes uma solução universal para diferentes padrões de mídia, aumentando a flexibilidade e a eficiência na produção.”