29 de setembro / 2015 (KODAK): Chapas Kodak Sonora recebem Selo de Qualidade Ambiental para Chapas de Impressão Offset – Categoria Ouro da ABTG

SELO_VERDE_CHAPAS_OFFSET [Convertido]

 

 

A Kodak anunciou que sua família de chapas Kodak Sonora XP e Sonora News receberam por parte da ABTG Certificadora – órgão certificador da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) – a certificação Selo de Qualidade Ambiental para Chapas de Impressão Offset – Categoria Ouro. Trata-se da mais alta categoria desta certificação, e a primeira chapa a recebê-la no país, o que coloca a Kodak e sua tecnologia de chapas livres de processamento na vanguarda do pioneirismo tecnológico e da sustentabilidade no segmento gráfico.

Tecnologia única

O Selo Ouro, conferido pela ABTG Certificadora, confirma a tecnologia sustentável das chapas Kodak Sonora, também pioneiras no mundo em oferecer um fluxo de gravação verdadeiramente livre de processamento, sendo totalmente desnecessário utilizar químicos, gomas ou água durante ou após a gravação. O processo de remoção do contra grafismo ocorre na impressora, durante o contato da emulsão da chapa com a tinta. Posteriormente, é completamente eliminado nas primeiras folhas para ajuste de máquina, permitindo criar processos totalmente limpos, ambientalmente amigáveis e com economia de consumíveis e energia elétrica.

Reconhecimento de especialistas

A ABTG Certificadora foi criada em 2011 e é a única certificadora brasileira especializada no segmento gráfico. Entre suas atribuições está um conjunto bastante amplo de certificações, várias delas vinculadas ao Inmetro. Também conta com uma equipe de auditores formada por especialistas em normas da Indústria Gráfica.

“Para a certificação, são realizadas auditorias no cliente com o objetivo de verificar a conformidade com a norma para qual está sendo solicitada a certificação. Uma vez que os critérios da norma são atendidos, depois de uma análise minuciosa por especialistas da área (auditores), a certificação é concedida por um prazo determinado”, explica Aline Rodrigues, coordenadora de certificação da ABTG Certificadora. “O Selo Qualidade Ambiental para Chapas de Impressão Offset é entregue a produtos que ofereçam as melhores práticas de fabricação de chapas para impressão offset. Para fazer essa auditoria, a ABTG Certificadora avalia o impacto ambiental que os fornecedores exercem durante todo o seu processo, desde a fabricação ao descarte final, através da avaliação do ciclo de vida do produto. São considerados os estágios de extração de recursos, fabricação, uso, armazenamento, embalagem e transporte. A metodologia de base é a Norma ABNT NBR ISO 14040:2001, que aborda os princípios e estrutura para a gestão ambiental. Entre os critérios de certificação, há três níveis de requisitos (selo bronze, prata e ouro) correspondentes às chapas tipicamente utilizadas com BPF (Boas práticas de fabricação).”
A certificação concedida pela ABTG Certificadora tem validade de dois anos; as chapas Sonora foram as primeiras a receber tal certificação. “As chapas Sonora atendem aos requisitos máximos e, por isso, receberam o Selo Ouro da certificação, o que significa a melhor performance ambiental”, explica Aline.