20 de agosto / 2015 (STARRETT): Na World Skills 2015, Starrett reforça seu compromisso com a formação profissional

IMG_2793

 

Evento mundial reuniu jovens estudantes dos cinco continentes e contou com o apoio e patrocínio da Starrett

 

Eles vieram dos cinco continentes falando diferentes idiomas; tinham variados tons de pele, tipos de cabelo e culturas. Mas, em comum, havia os olhares concentrados nas atividades que deveriam desenvolver nas áreas destinadas aos desafios, divididos entre carpintaria, tornearia, ferramentaria, entre vários outros. Tudo isso durante a World Skills 2015, evento internacional, que, em agosto, aconteceu em São Paulo, no Centro de Exposições do Anhembi. Dele, participaram alunos e futuros profissionais vencedores das categorias de cada continente, os quais, durante quatro dias, mostraram sua habilidade e talento na confecção de trabalhos em tempo real.

Organizada pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), entidade que possui um dos cinco maiores parques educacionais do mundo para ensino técnico, a World Skills 2015 contou com o Patrocínio Ouro da Starrett, que há vários anos, apoia o evento em nível mundial, e que, no caso da edição nacional, esteve ao lado do SENAI reforçando uma tradicional parceria.

“A presença da Starrett é tradição na World Skills. No Brasil, temos a Olimpíada do Conhecimento do SENAI, que começou nos anos 70 e já passou por várias edições com o apoio da Starrett. Na World Skills, evento com o qual temos uma parceria mundial, não poderia ser diferente”, salientou Christian Arntsen, diretor de marketing da Starrett para a América Latina.

O Sr. Salvador de Camargo Junior, presidente da Starrett Brasil, também destacou a longeva parceria entre a empresa e o SENAI em diferentes níveis. “Temos um contato muito estreito há vários anos. Muitos de nossos técnicos e gerentes foram alunos do SENAI. Também tradicionalmente emprestamos e fornecemos equipamentos para a escola, e mantemos, dentro de nossa empresa, uma área de treinamento e aprimoramento que é usada pelos alunos do SENAI”, disse. “A Starrett apoia o ensino qualificado, e o trabalho dessa brilhante instituição. Portanto, não poderia ser diferente e, na World Skills 2015, cedemos equipamentos para várias modalidades que foram realizadas durante os dias de evento.”

Entre as ferramentas, produtos e equipamentos Starrett em uso nas áreas de desafios estiveram trenas, serras, máquinas de serra de fita, serras copo, medidores ópticos, projetores de perfil, micro-óleo anticorrosivo M1, etc.

Além do Patrocínio Ouro, a Starrett também expos algumas de suas tecnologias e ferramentas em seu stand, para o qual levou o Starrett Test Drive, onde estão instalados alguns instrumentos fabricados pela companhia para ações itinerantes na área de metrologia dimensional óptica. Também realizou várias competições de corte através do tradicional Starrett Experience.

“A Starrett acredita na formação adequada do profissional como forma de tornar nosso mercado cada vez melhor e mais saudável. E essa formação passa tanto pelo conhecimento técnico, como pela escolha das ferramentas adequadas para executar um bom serviço. Por isso, patrocinar e expor nossas ferramentas na World Skills 2015 não é somente estratégico, como reforça a visão que a companhia possui mundialmente”, disse Márcio Santos, gerente de marketing da Starrett.

“Considerando que a World Skills São Paulo 2015 foi a 14ª Competição Mundial na qual participei posso afirmar, seguramente, que foi a maior e melhor entre as demais, e essa opinião é compartilhada por todos os representantes dos países que participaram do maior evento de Educação Profissional já realizado”, disse o professor Roberto Spada, diretor de relações externas do SENAI,vice-presidente da WorldSkills Internacional e CEO da World Skills Americas.

O CEO da WSA destaca a importância da parceria com grandes empresas e indústrias para o sucesso do evento, e salienta que a aproximação do SENAI com desenvolvedores de tecnologia ocorre em diferentes âmbitos. “A organização técnica, ou seja, a preparação da infraestrutura necessária para realização das provas nas 50 ocupações foi estruturada graças à participação das empresas patrocinadoras”, ressaltou.

Entre essas empresas, o professor Spada destaca a Starrett, companhia que cultiva uma parceria duradoura com o SENAI. “A Starrett é parceira do processo como um todo e sempre apoiou as ações voltadas para a Educação Profissional, ora disponibilizando equipamentos ou realizando palestras para nossos alunos, ora treinando nossos professores, ou seja, 100% comprometida com a Educação no nosso país e, consequentemente, expressiva parceira do SENAI”, frisou. “Para mim, a Starrett é muitos mais do que patrocinadora ouro da World Skills Competition São Paulo 2015 pois, desde 1993 vem, também, patrocinando as Etapas Estaduais, Nacional e World Skills Américas. Portanto, sempre esteve presente e participou ativamente das atividades concernentes à estruturação das Competições de Formação Profissional no Brasil. Seu apoio agrega um valor intangível ao processo, no conceito de credibilidade. Se uma empresa de reconhecimento mundial é sua parceira, significa que o evento é de excelência”, acrescenta.

 

IMG_2775