17 de agosto / 2015 (ECALC): eMining, da Ecalc Software, permite empresas integrarem informações estratégicas

 

eMining
Tela do eMining, mostrando de modo amigável e gráfico os dados relevantes das operações administrativas

 

De forma simples e dinâmica, aplicativo possibilita acessar graficamente dados estatísticos e administrativos de modo customizado, permitindo tomadas certeiras de decisão

 

Lançado pela Ecalc Software como parte da solução eBI (Business Intelligence), o eMining é uma aplicação que permite aos gestores e usuários de sistemas de gerenciamento administrativo/comercial/produtivo/financeiro obterem indicadores que podem ser usados estrategicamente para otimizar seus negócios.

A partir de uma interface simples e amigável, os usuários podem acessar as informações e extrair qualquer dado relevante do banco de dados, seja referente à produção, faturamento, vendas, compras, estoque etc., além da possibilidade de leitura de informações até mesmo de outros bancos de dados e sistemas de outras empresas.

Com esses dados, tratados como indicadores personalizados, em forma de tabela e de gráficos, é possível a visualização, integral ou parcial, de determinado setor da empresa, possibilitando, por exemplo, identificar gargalos produtivos, problemas com prazos de entrega, informações de posição de estoque, meta de vendas, performance de vendedores e mesmo apontamentos de produção. A partir de então, é possível realizar investimentos mais pontuais e certeiros.

Por exemplo, é possível ter indicadores clássicos, como o OEE (Overal Equipement Effectiveness), que também são oferecidos dentro do ePlan (PCP), bem como diversos modelos de BSC (balanced scorecards), adaptados de acordo com a necessidade de cada empresa.

“Nossa intenção com o eMining foi desenvolver um sistema simples e, ao mesmo tempo, extremamente flexível e inteligente, a um custo efetivo mais baixo para os clientes que precisam melhorar e integrar seus processos administrativos”, disse Tiago Costa, diretor da Ecalc Software.

Usabilidade

Um importante diferencial do eMining é sua praticidade de uso. Mediante pré-configuração e customização dos itens de pesquisa e acesso, o usuário (já logado) pode visualizar, numa única tela, todos os dados que são relevantes a ele e a seu setor, como balanços, fluxo de entrada e saída, setores mais produtivos ou ociosos etc. Ou seja, não é necessário qualquer filtro de dados ou etapa adicional.

Integração

O eMining pode se integrar a variados ambientes de gestão. Isso significa que sua inteligência permite ler e acessar informações de outros bancos de dados, mediante algumas configurações dedicadas.

Para empresas que já possuem os módulos Ecalc, essa integração é total e rápida, permitindo, por exemplo, que se cruzem dados orçamentários e de produção para obter indicadores, juntamente com informações de outros sistemas utilizados pela companhia.