9 de junho / 2015 (ECALC): Paixão, competência e controle na gestão: os segredos para o crescimento constante da Pancrom

IMG_0758

 

 

Uma das gráficas mais premiadas da América Latina realiza investimento em solução de Apontamento Eletrônico e otimiza seus processos de gestão financeira, administrativa e produtiva através de tecnologias da Ecalc Software

 

Não são poucas as bebidas que têm o sabor e o buquê apurado com o passar do tempo. No mundo industrial, essa metáfora às vezes se torna realidade. É o caso da Pancrom, empresa sediada em São Paulo e que acumula prêmios nacionais e internacionais dos mais diversos.

Esse expertise e foco em inovação e na excelência na prestação de serviços gráficos foram acumulados em quase 70 anos de mercado, em uma rica história que remonta a 1927, quando o imigrante alemão George Murrins chegou ao Brasil e começou a trabalhar na fábrica de papel Klabin. Em 1945, George, que já possuía experiência no ramo industrial na Alemanha e na Itália, sendo um dos primeiros no mundo a trabalhar com a fotolitografia, fundou uma pequena empresa chamada Fotolito Gemuna.

No mesmo período, Homero abriu sua gráfica, a Villela e Assis. O primeiro contato entre George e Homero, aconteceu quando Homero alugou parte de seu galpão para a empresa de Murrins, fazendo com que no mesmo local funcionasse as duas empresas.

Em 1947, com a união das empresas Gemuna e Villela e Assis, nascia a Villela e Cia. Em apenas dois anos, em 1949, George Murrins e Homero Villela se tornaram os únicos sócios, alterando o nome da empresa para Pancrom, nome que criou fama no Brasil e na América Latina, acumulando casos de sucesso. Era uma época em que a gráfica estava focada em imprimir livros de arte e impressos promocionais com alta qualidade, priorizando tiragens pequenas para um público seleto.

Em 1945, o filho de George, Horst Murrins, entrou para o corpo diretivo da empresa, abrindo o processo de renovação entre as gerações. Em 1979, Klaus Murrins dava início à terceira geração de diretores na Pancrom; com ele, se iniciaria também uma nova fase na gráfica: a otimização dos processos de produção e a expansão no leque de produtos. No caso, o foco continuava sendo a qualidade, porém, com incremento significativo de produtividade.

“Foi uma época em que a Pancrom deu um grande salto produtivo e revolucionou toda a gestão comercial”, explica André Murrins, quarta geração na direção empresa. “Os processos se tornaram mais complexos, a gráfica se transformou em uma indústria e nossa produtividade aumentou muito, porém, nunca abrimos mão da qualidade que sempre foi marca da Pancrom desde seu início.”

Segundo André, não é adequado falar que existe algum segredo para sucesso. Mesmo porque sucesso não se cria; se conquista com muito trabalho.

Porém, ele consegue apontar, claramente, iniciativas que ajudaram a transformar a Pancrom em referência no mundo gráfico. “Uma delas é o pioneirismo tecnológico. Sempre investimentos com o objetivo de ter mais qualidade e mais produtividade. A outra é a paixão, equilibrada com muito profissionalismo. Apesar de sermos uma gráfica de origem familiar, sempre tivemos uma gestão com foco muito profissional, e isso é primordial. Enfrentamos crises, crescemos e prosseguimos investindo, enquanto muitas gráficas tradicionais sumiram”, destaca.

Nesse contexto, André faz questão de frisar como os processos precisos de gestão fizeram, e fazem, toda a diferença para o sucesso da gráfica. “Se antigamente o processo de gestão se baseava nas demandas diárias e em decisões pontuais, hoje, isso é impensável. Temos não somente que prever os problemas, como também já estar com soluções preparadas para superá-los. E, por isso, ter acesso a dados com rapidez e consistência é fundamental. E é justamente na rapidez e qualidade tecnológica que se baseou a escolha pela tecnologia da Ecalc Software para os aplicativos de gestão em operação na Pancrom.”

O primeiro investimento em soluções da Ecalc aconteceu em 2005, com a aquisição do módulo para automação nos processos orçamentários EasyCalc. “A Ecalc nasceu no segmento gráfico e possui muito expertise nesse setor graças à visão do Archimedes Curvelo (fundador da Ecalc) e de sua equipe. Eles desenvolveram uma ferramenta própria e única para as necessidades da indústria gráfica. Além disso, a base de dados para aplicações de formação de preços e custos são essenciais no processo administrativo/financeiro, e o EasyCalc é a única plataforma que conseguiu realizar essa tarefa de modo preciso.”

Apontamento Eletrônico

Quando André se juntou à equipe da Pancrom, teve, como aprendizado, a passagem pelos diferentes setores da gráfica. Segundo ele, essa experiência foi fundamental para que percebesse a importância das ferramentas de automação de gestão.

“Pude conferir, de perto, muitas coisas que passam despercebidas pela maioria dos funcionários, como, por exemplo, o excepcional ganho de produtividade que uma gestão transparente, rápida e precisa permite obter. Foi com base nisso que comecei a estudar a implantação de um novo sistema de gerenciamento produtivo; algo que fosse mais abrangente, e não analisasse somente onde cada trabalho estava sendo produzido”, afirma.

Em maio de 2014, a Pancrom adquiriu e implantou o sistema de Apontamento Eletrônico da Ecalc – o Apontmachine integrado com o ePlan. Usada para capturar e mensurar dados produtivos de modo automático, amplo e transparente, a solução já rendeu, em um ano, excelentes resultados para a gráfica.

“A Ecalc oferece um suporte difícil de encontrar nas empresas do mercado”, diz André. “Eles estiveram ao nosso lado no processo de implantação e adaptação com o uso do aplicativo. Inicialmente, tínhamos duas pessoas monitorando a operação; uma na análise dos dados, outra na produção. Hoje, apenas uma pessoa gerencia tudo e o resultado é excepcional.”

Entre os benefícios imediatos do Apontamento Eletrônico para a Pancrom está diminuição significativa de erros e de desperdício. “Basta medir o ganho de produtividade que tivemos de janeiro até agora (maio)”, diz André. “Somente para você ter uma ideia, em abril deste ano, eu tive um ganho de produtividade de 16% em relação ao mesmo mês do ano passado. Isso, para nós, equivale ao ganho produtivo de uma impressora.”

“Ter nossas soluções implantadas em uma gráfica com uma produção complexa como a Pancrom, e observar os resultados que eles vêm obtendo, é motivo de muito orgulho para a Ecalc”, diz Tiago Costa, diretor da Ecalc Software. “O expertise tecnológico que é tradição na Pancrom permitiu à gráfica extrair o máximo de nossas ferramentas. Os números confirmam que processos bem controlados, com inteligência, refletem em ganho de produtividade.”