19 de maio / 2015 (ECALC): Ecalc Software discute modelos gerenciais e soluções para crise em evento

 

_DSC0105

 

Fórum, realizado no auditório do Senai Theobaldo De Nigris, em São Paulo, discutiu problemas enfrentados pelas gráficas no mercado atual e soluções que passam pela transparência e informação no setor administrativo, financeiro e produtivo

 

Se a crise existe, há duas opções: remar ou esperar o barco afundar. Na visão de Valdir Filho, sair do processo de inércia e abraçar a inovação são palavras de ordem para encarar o momento difícil, inovar e melhorar os processos gerenciais. “E isso não significa, necessariamente, gastar dinheiro. Mesmo porque investir em pontos-chave não é gasto; como o nome diz, é investimento”, frisa Valdir, diretor comercial da Ecalc Software, que realizou, na manhã do dia 19 de maio, no Senai Theobaldo De Nigris de Artes Gráficas, um fórum de debates focado na importância da transparência e eficiência dos processos administrativo, financeiro e produtivo para obter sucesso.

Chamado de Inteligência de Negócios (ou Business Intelligence), o evento contou com participação de gráficos, dos consultores Thomas Caspary e Marcos Biaggio, e do diretor da Ecalc, Tiago Costa.

“A palavra correta é agir com base em informação. O empresário tem que agir para prever problemas, e projetar soluções”, destaca Valdir.

Os empresários gráficos também puderam interagir, tanto com a equipe da Ecalc, quanto com os consultores Caspary e Biaggio, levantando dúvidas, trocando ideias, apontando pontos positivos e negativos no âmbito administrativo e de vendas, entre outros pontos relevantes.

“Empresas que não souberem a realidade interna e não investir em inteligência, irão sofrer”, disse Caspary.

“Para mudar a realidade do mercado gráfico, o empresário tem que deter as ferramentas para gerar recursos que precisa. E essas ferramentas são dados, que serão usados para gerar mais clientes e mais vendas”, frisa Biaggio.

“Alguém disse que, quando estamos à beira do abismo, evoluímos. Então, por que mão usar o momento de crise para crescermos? Mas, para que isso ocorra, é necessário se ter dados em mãos; dados de produção, desperdício, gargalo, clientes ativos e inativos. E sabe como tudo isso se resume? Inteligência de negócios”, ressaltou Valdir.

Inteligência

Na segunda metade do evento, Valdir Filho apresentou algumas ferramentas do portfólio Ecalc ligado ao conceito de Business Intelligence (ou eBI), que abrange as soluções eStrategy e eMining.

Lançadas na última Drupa, elas estão direcionadas a auxiliar gráficas a obter uma interface transparente sobre custos, lucros, gargalos e outros pontos-chave da produção e administração. Tudo com transparência e modularidade, podendo ser customizado de acordo com o porte e necessidade da gráfica.

O eStrategy é uma solução focada em auxiliar empresas gráficas a criar um fluxo de gestão administrativa, produtiva e financeira inteligente, automatizado e que permita que se tenha o máximo de produtividade e controle sobre todas as etapas do processo de gestão de uma empresa. Dentro do conceito do eStrategy, o usuário pode visualizar, acessar e extrair dados, e, com eles, criar indicadores e gráficos que permitem a visualização integral e simples da sua empresa, onde existem gargalos, onde é necessário investir e, assim, possibilita que se tracem estratégias melhor definidas e mais seguras, inclusive para futuros investimentos.

De posse desses dados, e a partir de um smart phone ou de um tablet, de qualquer lugar do mundo com acesso a internet o usuário pode visualizar de modo transparente e completo como estão os indicadores da empresa, podendo, assim, tomar decisões mais seguras e completas.

Já o eMining permite que o usuário interaja com informações estratégicas de sua empresa, crie ambientes customizados e, acima de tudo, extraia qualquer informação existente no banco de dados, sejam informações de produção, de faturamento, de vendas e de compras, além de permitir também a extração de informações de outros bancos de outros sistemas. Ele gera consultas utilizando o conceito clássico de “drag and drop” (arrastar e soltar), eliminando qualquer necessidade de conhecimento avançado de informática e programação, melhorando muito a performance da consulta de dados, uma vez que as simulações podem ser realizadas com um simples comando com o mouse. Além da facilidade da obtenção de informações importantes, o eMining proporciona a facilidade da gravação dos “layouts” das consultas preferidas, permitindo que sejam acessadas a qualquer momento, com atualização imediata das informações.