15 de dezembro / 2014 (AEA-ITU): Eng. Antonio Gatti fala sobre seu mandato à frente da AEA-Itu

posse 3
Antonio Gatti (dir) ao lado do ex-presidente da AEA-Itu, Gilmar Gilioti

 

Novo Presidente da AEA-Itu, Antonio Gatti, fala sobre projetos futuros para a Associação

 

Novo presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itu, o engenheiro civil Antonio Luiz Gatti concedeu uma entrevista ao jornal da AEA-Itu durante a qual falou sobre esse novo desafio, projetos e realizações para o seu mandato.

 

AEA-Itu – Pensando a curto e médio prazos, quais serão os projetos e ações que o Sr. tomará como novo presidente da AEA-Itu?
Gatti – Primeiramente, preciso agradecer a todos que confiaram a mim a responsabilidade da presidência desta associação. Agradeço ao meu antecessor, Gilmar Gilioti, pela excelente gestão, e, também, por nos honrar com a sua participação em nossa diretoria. Como prioridade em minha gestão, pretendo com a união de todos os nossos diretores, e associados, retomar as obras de nossa sede.
Em médio prazo, pretendo trabalhar para aumentar nosso quadro associativo, aumentando assim a participação, união e integração dos profissionais da área tecnológica de Itu na AEA-Itu.
Em longo prazo, tenho um sonho, que é o de criar “grupos de estudos”, principalmente nos âmbitos da urbanização e da infraestrutura de nossa cidade (saneamento, mobilidade urbana etc.), sem esquecer o nosso valioso patrimônio histórico: esses grupos trabalharão tecnicamente, realizando estudos, debates, palestras, projetos, que possam dar um suporte técnico a administração municipal, em benefício da sociedade ituana.

AEA-Itu – Em sua opinião, quais os benefícios que o profissional do setor tem em fazer parte de uma associação como a AEA-Itu?
Gatti – A associação proporciona aos seus sócios, biblioteca, facilidades para a realização de cursos de aperfeiçoamento profissional, palestras, fóruns de discussão, além de eventos sociais que promovem uma maior integração de nossa categoria profissional.
A AEA-Itu, não pode e nem deve ser um local frequentado apenas pelos diretores e funcionários, ela (associação) tem que ser mais dinâmica, ser um ponto de encontro, uma segunda casa para nossos associados.
A AEA-Itu continua sendo dos profissionais do CREA, com o qual mantemos uma boa relação, e também dos profissionais do CAU, por isso, precisamos muito da parceria dos arquitetos e urbanistas, para que tenhamos mais força junto a cada um dos conselhos.
Só iremos cumprir as metas mencionadas acima, se houver uma participação efetiva dos profissionais da diretoria, e um número maior de associados. O crescimento de uma categoria profissional, seu fortalecimento, sua credibilidade e respeito da sociedade, são conseguidos com maior facilidade através do associativismo.

AEA-Itu – Em termos de representatividade, qual a importância da AEA-Itu perante a sociedade local e poder público?
Gatti – A representatividade da AEAI junto à sociedade e ao poder público sempre foi boa, isto não quer dizer que não possa melhorar, ou seja, estamos observando uma necessidade cada vez maior em nosso país, de uma integração maior nossa, com os demais órgãos que representam a sociedade civil (OAB, CRM, CRECI, Sociedade Amigos de Bairros etc.), para que, unidos, possamos questionar positivamente o poder público, quando necessário.
Precisamos também, além de manter, fortalecer os laços de bom relacionamento com as associações das cidades vizinhas, pois nossa região está em franco desenvolvimento, e determinadas questões precisam ser analisadas em âmbito regional.
AEA-Itu – Quais os maiores desafios das áreas de Arquitetura e Engenharia, hoje?
Gatti – Nas áreas da engenharia e da arquitetura, os desafios serão sempre são muito grandes, pois se por um lado trabalhamos com a visão de futuro, por outro lado, temos que ficar muito atentos para não desviar o foco de nossa missão principal, que é o de proporcionar sempre uma melhoria na qualidade de vida da sociedade. Por exemplo, a crise hídrica que assola toda a região sudeste do país, está servindo para repensar o nosso papel na sociedade, ou seja, a responsabilidade que temos na preservação do nosso planeta. Temos que repensar nossos projetos, não podemos ser omissos, nosso trabalho tem que estar sempre na vanguarda, porém, com qualidade, responsabilidade e principalmente com ética.
Problemas do meio ambiente, sustentabilidade, limpeza urbana, infraestrutura, abastecimento, energias alternativas, e outros tantos são principalmente de nossa alçada, e é nosso dever alertar a sociedade e principalmente a classe política para que faça o devido planejamento, para solucionar ou minimizar suas consequências.

AEA-Itu – Por favor, deixe um recado aos associados.
Gatti – Peço a todos os colegas profissionais que pensem um pouco no seguinte: não somos e nem queremos ser super-heróis, porém podemos dar nossa contribuição para a sociedade, talvez pequena, porém muito importante. Portanto, tomo a liberdade de pedir àqueles que compartilham com pelo menos um dos pontos de nosso pensamento, fiquem sócios da nossa “Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itu”, será um orgulho muito grande de poder contar com a sua colaboração. Nossa voz terá maior alcance na sociedade, quanto maior for a nossa associação de classe.
Um Feliz e Santo Natal, e que em 2015, Deus ilumine a todos nós.