24 de novembro / 2014 (DIGINOVE): Tendo como o parâmetro a qualidade, i9 Gráfica Digital investe em nova Laminadora Foliant Gemini 400S

_DSC3031
Henrique Faria, proprietário da i9

 

Equipamento, que opera ininterruptamente na gráfica executando serviços de laminação, chega para substituir outro do mesmo modelo, adquirido em 2006

Fundada em 2006 em Tamboré (Barueri), a i9 Gráfica Digital nasceu com um conceito bem definido e claro: oferecer um alto padrão de qualidade para impressos digitais. E essa qualidade sempre balizou todas as ações que a empresa realizou desde o início, até dos dias de hoje, nos quais concentra suas operações em sua nova sede, na Rua do Curtume, em São Paulo.

De lá para cá, a gráfica passou por várias mudanças, deixando de lado os segmentos de fotoprodutos e editorial, e focando-se no ramo de impressos promocionais digitais e na prestação de serviços para agências de publicidade.

“Desde que vi uma impressora digital HP Indigo funcionando, deduzi que esse era o futuro”, explica Henrique Faria, diretor da i9. “Também traçamos que nosso diferencial seria a qualidade, mas uma qualidade efetiva, que envolve não somente o aspecto visual do impresso, como também o comprometimento com prazos, integridade dos trabalhos, e entregar para os clientes impressos compatíveis às grandes gráficas, porém, realizados em impressão digital.”

Essa qualidade, segundo Henrique, também tem como alicerce fundamental o setor de acabamento. “Veja bem, no passado, havia poucas fabricantes de impressoras digitais que ofereciam uma tecnologia de qualidade que pudesse se equiparar à offset. Porém, isso mudou. Hoje, grandes fabricantes entraram no mercado, padronizando a qualidade de impressão e, por conseguinte, o preço e margem de lucro que podemos ter. Qual a solução e diferencial? Investir no acabamento”, destaca.

De acordo com o diretor da i9 Gráfica Digital, não há muito segredo para se atingir um elevado padrão de qualidade no acabamento. “A conta é simples. Equipamento bom, de boa tecnologia, trabalha bem e oferece qualidade. Nem sempre é o equipamento mais caro, mas é o equipamento que oferece tecnologias que simplificam os processos, garantem agilidade, minimizam desperdícios e, especificamente no nosso caso, que é a impressão digital, são adaptados para esse tipo de trabalho.”

E foi com base nessa visão que, desde 2006, a i9 tornou-se cliente da fabricante de sistemas de laminação Foliant, atualmente representada o Brasil pela Diginove. Agora, em 2014, a gráfica anuncia um novo investimento: a chegada de um novo modelo Foliant Gemini 400 S, que substituirá a máquina antiga, também um modelo 400 S.

“A Diginove está no caminho certo, ou seja, comercializa máquinas pequenas, de alta tecnologia agregada, que permitem que as gráficas trabalhem com agilidade seus acabamentos”, explica Henrique. “Foram justamente esses fatores que nos levaram a escolher a marca Foliant: o equipamento é robusto, não oferece problemas operacionais, e nos dá agilidade no processo de laminação, o qual é fundamental para praticamente tudo o que imprimimos aqui na i9”, diz.

Sobre o novo investimento, Henrique destaca os aprimoramentos de engenharia incorporados à nova geração da família Gemini 400 S – conhecida mundialmente como “yellow machine” ou “amarelinha”, no Brasil -, incluindo o novo sistema de compressão de ar para ajuste mais fácil e preciso da pressão dos rolos, novos sensores para detecção de papel, e novo sistema de regulagem de pressão no rolo de saída.

O volume médio de laminações realizadas no equipamento é de 600 folhas/hora, sendo que o máximo chega a 1000 folhas/hora impressas na HP Indigo. Isso, em funcionamento contínuo. “A máquina é ligada quando abrimos a gráfica e desligada quando encerramos o expediente”, afirma Henrique.

Além da Foliant, a i9 Gráfica Digital também é usuária de soluções da linha Morgana, também comercializadas pela Diginove, entre elas, a vincadeira Morgana Digicreaser e a dobradeira DocuFold PRO e, para aplicação de verniz UV, a marca escolhida foi a coreana Kisun, que aplica o Prime antes da impressão, reduzindo assim custos com papéis especiais.

“Ter o aval de um cliente que entende e investe tanto em tecnologia com o objetivo de se ganhar cada vez mais qualidade nos enche de orgulho”, diz Silvane Salamoni, proprietária da Diginove. “Há vários anos, a i9 vem se consagrando como referência de qualidade no segmento de impressão digital promocional, e, para nós, da Diginove, é uma enorme alegria compartilhar dessa trajetória de sucesso, fornecendo tecnologia confiável e robusta de acabamento.”

 

_DSC3039
Henrique ao lado de Silvane Salamoni, diretora da Diginove, e da Foliant Gemini 400S