24 de setembro / 2014 (KODAK): Kodak anuncia mais uma participação na WAN-IFRA World Publishing Expo

ifra

 

Durante o evento, que acontece de 13 a 15 de outubro, em Amsterdan, Holanda, empresa mostrará sua tecnologia de chapas digitais Sonora com produção em tempo real

A Kodak anunciou que participará, pela segunda vez consecutiva, da WAN-IFRA World Publishing Expo 2014, durante a qual mostrará suas mais recentes tecnologias na área de CtP e, também, realizará demonstrações ao vivo da chapa digital livre de químico ou processo Sonora News. As demonstrações, bem como as novidades da Kodak, estarão em exposição no pavilhão 11 (Digital Pavillion).

Além das soluções, a Kodak realizará, ainda, apresentações que terão como objetivo mostrar aos visitantes como se beneficiarem da tecnologia de impressão digital por meio da Kodak Prosper 6000P, bem como dos cabeçotes da série Kodak Prosper S e das chapas ThermalNews PT, criando fluxos de produção para tiragens em baixo volume, bem como customização de impressos para exemplares regionalizados e para distribuição remota.

“A Kodak pretende deixar claro como enxerga o processo de impressão para que todos possam compreender como tirar proveito de nossas soluções. Somos o único que pode oferecer tecnologias de impressão inkjet para jornais e, ao mesmo tempo, soluções para produção offset. E não é só isso; usamos nossa própria propriedade intelectual e fabricamos nossos produtos de consumo e equipamentos, assim como a tecnologia de imagem, cabeçotes térmicos para nossos CtP e cabeçotes para nossas impressoras inkjet. É essa experiência que nos faz destacar diante de nossos concorrentes”, disse Philip Cullimore, diretor geral da Kodak para a Europa, África e Oriente Médio.

As novas tecnologias de CtP Kodak, ilustradas pela linha Trendsetter News, vão ao encontro das necessidades do mercado, oferecendo máxima produtividade ao mesmo tempo em que reduz custos de produção. Graças à tecnologia (opcional) Single Cassette Unit (SCU), pode-se obter um incremento de produtividade para até 150 chapas/hora (essa produtividade está relacionada ao tipo ou padrão de trabalho) com remoção automática de folha de proteção das chapas e rotacionamento igualmente automatizado.

Juntamente com o opcional SCU, o CtP Kodak Trendsetter News também está disponível, agora, em configurações semi-automáticas, com sistema auto load e Single Cassette Unit. Essa modularidade permite aos usuários realizar investimentos e incrementar o equipamento à medida que suas necessidades vão aumentando, experimentando um padrão de alta qualidade, produção ininterrupta de chapas, operação constante por até três horas e redução de tempo de pré-impressão e impressão.

Eliminando o processamento

A chapa digital Kodak Sonora News elimina por completo qualquer necessidade de uso de processadora ou químicos, reduzindo custos associados a consumíveis, limpeza, água e energia, além de encurtar o ciclo de produção e eliminar impactos ambientais.

Criada especialmente para as necessidades do mercado de jornais, a Sonora News pode ser usada tanto em CtPs totalmente automatizados, como em equipamentos de configuração manual, permitindo aos jornais gravarem mais rapidamente suas chapas e ingressarem na etapa de impressão. Além disso, a Sonora News possui alta velocidade de gravação, a qual será demonstrada para os visitantes da WAN-IFRA Expo. O volume de produção pode atingir até 240 chapas/hora quando usada no CtP Kodak Generation News.

Para além dos padrões: Kodak Prosper 6000P

A Kodak prossegue oferecendo soluções de impressão que permitem a seus usuários exceder qualquer limite de produtividade e qualidade. No campo da impressão digital colorida inkjet, a Kodak apresenta a Prosper 6000P, que, ao mesmo tempo em que oferece velocidade de impressão, também assegura qualidade e confiabilidade.

Gráficas de jornais e editoras precisam de novas tecnologias para garantir seu diferencial competitivo. Com a Kodak Prosper 6000P, é possível conquistar novos clientes e expandir o portfólio de aplicações, adaptando os impressos a cada tipo de leitor ou demanda graças à tecnologia de impressão digital, mantendo o mesmo formato dos exemplares tradicionalmente impressos em offset.

Contudo, o diferencial está na possibilidade de se imprimir vários títulos em baixas tiragens, variando em 15 até 20 mil unidades.

Maximizando o trabalho com dados variáveis

A série Kodak Prosper S permite que gráficas adicionem recursos para dados variáveis à velocidade de 900 metros/minuto, ideal para fluxos de impressão de jornais de padrão híbrido.

Usuários podem utilizar o sistema Prosper para aumentar a circulação de seus exemplares e incluir dados customizados, como anúncios e outros tens, como QR Codes, arte etc., em larguras que vão até 105,6 mm.

“Nossa série Prosper S possui um padrão aberto que estabelece um novo patamar de criatividade à indústria de jornais. Ela viabiliza que um produto tradicional seja convertido em um produto do século 21”, disse Cullimore.

Destaque: Kodak ThermalNews PT

Auxiliando no aumento de produtividade no segmento de jornais, a chapa Kodak ThermalNews PT oferece qualidade e estabilidade eliminando etapas de pré-queima, fazendo com que gráficas economizem tempo, eletricidade e água, bem como variações no processo. Também permite que jornais que não trabalham com chapas sem processo reduzam os custos operacionais totais e, ainda, os impactos ambientais.

Antigamente, as chapas violetas eram adotadas justamente por eliminarem a etapa de pré-queima. Contudo, a ThermalNews PT elimina esse passo, permitindo que gráficas obtenham estabilidade e consistência reduzindo o consumo energético em até 60%, e, da mesma forma, o consumo de água em cerca de 50%.

As chapas ThermalNews PT podem ser usadas sem pré-queima, e, também, sem pré-lavagem, e pode ser processada pela Kodak T-HDX, uma processadora adaptada para trabalhar tanto com baixas, como com grandes tiragens. Sem pré-queima, a ThermalNews PT pode atingir a mesma tiragem da ThermalNews GOLD, chegando à marca de 200 mil impressos. Mas, para aqueles jornais que demandam maiores tiragens, pode-se obter volumes de até 350 mil impressos utilizando pré-queima.

Mais recursos: wNewsNet Workflow 7

A Kodak também está anunciando novidades para seus sistemas de gerenciamento de fluxo de trabalho para o segmento de jornais. Na WAN-IFRA, a empresa mostrará a solução da Wobe-team wNewsNet Workflow 7, que combina rápidas ferramentas de configuração com processos automatizados baseado na Web para assegurar que, através de uma interface de fácil uso, todos os dados da pré-impressão trafeguem com consistência até a impressão.

A nova versão 7 inclui alguns incrementos, como o engine para emparelhamento de páginas que permite a criação de formatos até 8up (de páginas emparelhadas), cálculo para paginação automática, posicionamento de dobra de acordo com o formato etc.

Através da nova tecnologia wNewsNet-Portal Solution, usuários podem se aproveitar de módulos de planejamento de produção, realizar upload de arquivos PDF, verificação de conteúdo online e aprovação remota – tudo a partir de um web browser padrão. Isso significa que gráficas e clientes podem trabalhar de forma próxima e precisa.

O foco da Kodak para o segmento de jornais inclui tanto soluções para impressão digital quanto offset, possibilitando aos clientes escolher entre as tecnologias que melhor se adaptam às suas necessidades e negócios.