22 de julho / 2014 (KODAK): Kodak premia Grupo RBS com SONORA Plate Green Leaf Award

nex7_rbs

 

Prêmio reconhece prática ambientalmente responsável da empresa na região latino-americana

 

A Kodak entregou ao Grupo RBS, do Brasil, o SONORA Plate Green Leaf Award, que reconhece a empresa pelas práticas ambientalmente sustentável no processo de produção gráfica. Trata-se da primeira premiação do gênero na América Latina.
Eduardo Antunes de Souza, gerente executivo do Grupo RBS, recebeu das mãos do CEO da Kodak, senhor Jeff Clarke, a premiação. A cerimônia aconteceu durante a ExpoPrint Latin America 2014, maior feira de Artes Gráficas da América Latina, no último dia 21 de julho.

O Grupo RBS é responsável pela publicação de oito jornais na região Sul do país, e vem combinando o uso das chapas digitais sem processo ou químicos Kodak Sonora com alto investimento em produção para criar um ambiente limpo e sustentável. Esses investimentos totalizam cerca de R$ 70 milhões em sua planta produtiva, que, entre outros quesitos, segue todos os conceitos de produção “verde”, como iluminação utilizando luz natural, telhado verde, reaproveitamento de água, sistemas de prevenção contra o desperdício, e uma estação de tratamento que recicla os dejetos líquidos gerados pela produção.

Trata-se de uma prática que vem crescendo na América Latina e que, também, encontra respaldo das demandas dos próprios clientes.

Tradição no Sul do Brasil

Fundado em 1957, o Grupo RBS é um exemplo de produção ambientalmente sustentável na América Latina.

“Gostaríamos de parabenizar o Grupo RBS pelos seus efetivos esforços em promover um processo de impressão sustentável”, disse Rich Rindo, gerente-geral para o segmento gráfico, e vice-presidente para as divisões gráfica, entretenimento e filmes comerciais (GECF). “A competitividade entre as empresas da América Latina vem crescendo e, ao mesmo tempo, mais e mais gráficas vêm adotando a tecnologia sem processo das chapas Sonora, obtendo benefícios ambientais e operacionais. As chapas sem processo representam o próximo grande passo na tecnologia de impressão offset na medida em que simplifica o processo, reduz custos e promove a sustentabilidade.”

No caso do prêmio recebido pelo Grupo RBS, trata-se de um reconhecimento para usuários das chapas KODAK SONORA com o objetivo de incrementar drasticamente os benefícios econômicos e ambientais para os clientes, sem sacrificar qualidade e produtividade. As chapas SONORA eliminam qualquer necessidade de usar a processadora, e, dessa maneira, retira qualquer tipo de químico do processo, bem como minimiza o consumo de água e energia.

A Kodak observa um rápido crescimento na adoção das chapas Sonora e, por isso mesmo, a empresa já anunciou investimentos em novas fábricas da chapa na Ásia e Américas (atualmente, a chapa só é produzida na Europa).