26 de junho (AFEIGRAF): Para celebrar seus 10 anos, AFEIGRAF lança livro comemorativo

LOGO AFEIGRAF3

 

A AFEIGRAF (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) está celebrando 10 anos de fundação em 2014.

Para comemorar o acontecimento, além da realização da ExpoPrintLatinAmerica 2014 (maior feira gráfica da América Latina e uma das três maiores feiras gráficas do mundo), a entidade anuncia o lançamento do livro AFEIGRAF: Dez anos de tecnologia em impressão gráfica.

O objetivo da obra foi documentar, através da história da AFEIGRAF, as mudanças por que passou o mercado gráfico nos últimos dez anos – quando um grupo de empresários do setor gráfico brasileiros uniu-se para criar a associação que tinha como primeiro objetivo criar uma feira internacional que apresentasse ao mercado latino-americano e brasileiro um panorama profissional e atual das tecnologias para pré-impressão, impressão e pós-impressão.

O livro, organizado pela Ricardo Viveiros & Associados, conta a história da criação da associação em 2004, quando as empresas-fundadoras Agfa, Alphaprint, Comprint, Ferrostaal, Gutenberg, Heidelberg, Kalmaq, Müller Martini Rotatek e Sun Chemicalse uniram com o objetivo de organizar uma entidade forte que representasse os interesses dos fabricantes de tecnologias gráficas atuantes no Brasil. Posteriormente, uniram-se outras grandes empresas do setor: AFB Solutions, BobstGroup, Canon, Cathay, Central National, Copap, DruckChemie, ElofHansson, Fujifilm, GossInternational, HP, KBA, Kodak, Metrics, Prolam, Midland, Q.I. Press Controls, Roxcel, Samab, Sappi, Solugraf, Talico do Brasil, Technotrans, Trelleborg, Weko e Xapuri.

Como primeira grande realização, a AFEIGRAF concretizou, com organização da APS Feiras, a ExpoPrint Latin America 2006, evento este que rapidamente se consagrou como referência na América Latina e no mundo. Também realizou, em 2008, a primeira edição da conferência Trends of Print Latin America, uma conferencia internacional cujo objetivo é discutir tendências, desafios, práticas e disseminar conhecimento tecnológico e mercadológico para a indústria gráfica latino-americana. Em 2013, também lançou a ExpoPrint Digital, focada nas soluções de impressão digital e nas mudanças que estão provocando a digitalização dos processos tradicionais de produção.

O livro conta com prefácio de Dieter Brandt, atual presidente da AFEIGRAF, relembra as ExpoPrint 2006 e 2010, a participação da entidade na Drupa 2012, trabalho conjunto com outras associações brasileiras e internacionais e o lançamento da nova logomarca – mais moderna e que liga as propostas da AFEIGRAF à sustentabilidade, tema importante no mercado gráfico como um todo.

A obra resgata, ainda, dados e empresas importantes para o sucesso das realizações da AFEIGRAF nos últimos dez anos, como, por exemplo, números e informações detalhadas sobre as duas edições passadas da ExpoPrint, fotos, expositores etc.

“Através do livro AFEIGRAF: Dez anos de tecnologia em impressão gráfica
queremos mostrar, lado a lado com a história da AFEIGRAF, a evolução de nossa indústria gráfica no Brasil”, destaca Dieter Brandt. “Também queremos registrar a importância das ações e projetos encabeçados pela AFEIGRAF na última década, e mostrar ao mercado de fabricantes de tecnologias gráficas que atuam no Brasil e na America Latina por que é importante unir forças e fazer parte de uma associação com grande poder representativo e que contribui para a disseminação de knowhow através de seus eventos e grupos de trabalho.”

Projetos Sociais

Os projetos sociais e culturais apoiados pela AFEIGRAF nestes 10 anos de história não poderiam deixar de ter papel de destaque. Atualmente, a entidade apóia os projetos Ler é 10 – Leia Favela, do educador carioca Otávio Junior, o a Livroteca Brincante do Pina, idealizada pelo artista eeducador Kcal Gomes.

“Através do trabalho da AFEIGRAF e de suas realizações – ExpoPrint, Trendsof Print e ExpoPrint Digital – o Brasil e a América Latina entraram no circuito dos grandes eventos gráficos”, acrescenta Dieter. “Desde o início, idealizamos, como meta de nossos projetos, uma infraestrutura de eventos internacionais, que atendesse o gráfico brasileiro e latino-americano como ele merece, mostrando tecnologias que efetivamente darão impulso a seus negócios. Creio que fomos extremamente bem-sucedidos nestes 10 anos, e é um orgulho poder presidir a entidade justamente quando ela completa uma década de excelente trabalho, fruto do esforço de todos.”