23 de abril / 2014 (KBA BRASIL): Cartocor, Argentina, utiliza inovação como estratégia através de solução KBA

10
Diego Klöckner e Eduardo Presta (Dekaprint) e sr. Victor Ciuro, da Cartocor

 

Parte do Grupo Arcor, a maior fabricante mundial de chocolates, biscoitos e outros produtos alimentícios, a Cartocor, gráfica argentina que atua no segmento de embalagem e cuja sede localiza-se próximo à capital Buenos Aires, possui quase 40 instalações na América Latina e escritórios de vendas em todo o mundo. Além da gráfica, a Cartocor possui ainda uma fábrica de papel e quatro plantas de produção para papelão corrugado – três na Argentina e uma no Chile.

Em 2013, a gráfica investiu na impressora offset por folha modelo de grande formato seis cores KBA Rapida 142, que se tornou seu novo case de sucesso.

Tudo começou quando a Cartocor, líder no mercado de impressão em papel corrugado na Argentina, decidiu investir no mundo offset – anteriormente, a gráfica trabalhava unicamente com o processo flexográfico.

“Essa decisão foi pautada pela necessidade”, disse o gerente de negócios Victor Ricardo Ciuro. “A Arcor foi pioneira no segmento de embalagem promocional para pontos de venda. E o aumento da demanda por qualidade nos levou a analisar o investimento no processo offset.”

Crise e crescimento

“Passamos pelas dificuldades, como três décadas de instabilidade econômica. Mas uma coisa não se pode negar: as crises geram, ao mesmo tempo, oportunidades”, disse Ciuro. “O Grupo Arcor possui inovação em seu DNA. Foi essa inovação e o investimento em novas tecnologias que nos levou a reconhecer e aproveitar as oportunidades. Também nos permitiu atingir a liderança mundial no mercado de corrugados.”

Do flexo ao offset

Porém, às peculiaridades do mundo flexográfico, o processo offset era totalmente desconhecido por Victor e pelos profissionais da Cartocor. Mas isso mudou.

“Em nosso parque de flexografia temos tecnologia de primeiro mundo, máquinas cujas configurações e qualidade são as mesmas que se vê em operação na Alemanha ou no Japão. Isso nos torna seguros de realizarmos qualquer mudança ou adaptação que o mercado exigir”, afirma Victor. “Contudo, a estraégia foi aumentar a produção de itens promocionais em papel-cartão corrugado e, então, precisávamos analisar outras opções de tecnologia que nos desse a mesma qualidade, porém, com melhor desempenho.”

Segundo conta o gerente de negócios, o processo não foi simples. “Se me perguntassem sobre flexografia eu saberia responder, porque é algo com que trabalhamos há 33 anos. Porém, não tinha qualquer conhecimento em offset. Eu só sabia que precisávamos de uma solução que atendesse às nossas necessidades com qualidade, mas não sabia por onde começar. Só sabia que eu tinha que ligar a máquina e sair papel do outro lado”, brinca Victor.

Então, iniciou-se o processo de pesquisa de mercado. Foi quando ocorreu o primeiro contato com a Dekaprint, tradicional representante das impressoras KBA padrão 105 cm e superiores na Argentina.

“Como não tínhamos conhecimento da tecnologia, a parceria com o fornecedor foi fundamental”, frisa Victor, destacando o papel de Diego Klöckner, diretor da Dekaprint, e de sua equipe de vendas no processo todo. “Dentro de nossas necessidades, a Dekaprint nos indicou a configuração de máquina que precisaríamos. Fomos visitar outras gráficas na Alemanha, conversamos com usuários.”

Foi então que, no primeiro semestre de 2013, a impressora KBA Rapida 142 configurada com seis cores, mais verniz, começou a operar a planta gráfica da Cartocor. O console KBA ErgoTronic incorpora todos os recursos necessários à Cartocor para tirar melhor proveito da tecnologia da impressora.

“Analisamos todos os aspectos das necessidades da Cartocor para encontrar a melhor solução”, explica Diego Klöckner. “A Rapida 142 é uma impressora para grandes formatos que conta com alta qualidade e produção. Além disso, sua flexibilidade quanto aos tipos de substratos que podem ser trabalhados também a torna ideal para a impressão de embalagens.”

Victor destaca que, ainda que sejam necessários ajustes, principalmente por se tratar de uma nova tecnologia para a Cartocor, o equipamento está dando provas de sua qualidade, atendendo a demandas de impressão de papel corrugado da gráfica, que, hoje, tem uma produção total de 100 toneladas de cartões/mês em gramaturas que vão de 175 a 200 g/m2.

“O pioneirismo da KBA na área de embalagem é importante e isso se reflete em sua tecnologia. O suporte prestado pela Dekaprint, com a qual já temos uma relação antiga, também foi fundamental para o sucesso dessa parceria”, diz Victor.

O resumo dessa experiência é positivo: “Temos ainda muito o que aprender sobre a tecnologia offset para extrair pleno funcionamento e qualidade da KBA Rapida 142”, diz. “E estamos nisso. Os operadores da máquina acompanharam desde a montagem do equipamento, até os primeiros testes e o início da produção.”