25 de fevereiro / 2014 (KODAK): Fuller Davies investe em impressora digital KODAK NEXPRESS SX3300

KODAK_NEXPRESS_SX3300

 

O que fazer quando sua localização geográfica coloca sua empresa distante de seus concorrentes diretos? Como ganhar destaque e vencer a concorrência?

Essa foi uma das perguntas feitas por Neil Stones, diretor da Gráfica Fuller Davies. A resposta encontrada direcionou-o a investir em uma impressora digita colorida de alto volume KODAK NEXPRESS SX3300

O investimento vem em momento de comemoração, já que a gráfica está próxima de completar 30 anos de mercado, contando hoje co 28 funcionários e instalações de 17.500 m2 no condado de Suffolk, leste da Inglaterra.

A nova KODAK NEXPRESS SX3300 foi instalada na gráfica em dezembro de 2013 e já vem rendendo frutos – conforme atesta Stones.

“Operamos em uma região onde há muitas gráficas e todas compram o mesmo equipamento, trabalham com os mesmos clientes, e contratam o mesmo tipo de profissional. Ou seja, tínhamos que nos sobressair destacando aquilo em que nos diferenciávamos, e um dos pontos altos de nosso trabalho era o setor de serviços ao cliente. O preço, qualidade e possibilidade de flexibilizar a produção também eram outros diferenciais”, explica.

Segundo Stone, a sustentabilidade era outro trunfo a ser valorizado. “Damos muitos valores aos aspectos ambientais de impressão. Na era digital, a impressão tornou-se um item negativo quando se tem associação com uso de produtos químicos e tinta. Sem dúvidas, de uns tempos para cá, o segmento de impressão vem limpando seu nome”, diz.

E a gráfica comprova essa postura. A Fuller Davies já foi certificada com selos importantes de produção sustentável, como o FSC e ISO 14001. Também recebeu o Prêmio Suffolk Carbon Charter Silver e, de acordo com o World Land Trust, é a gráfica com menor índice de emissão de carbono do Reino Unido.

A solução perfeita

A KODAK NEXPRESS SX3300 surgiu como a solução que a Fuller Davies buscava para se diferenciar. Isso, depois de várias pesquisas e análises para definir a solução realmente adequada às pretensões da empresa.

“Queríamos reduzir o consumo de papel e consumíveis. Foi aí que a impressora KODAK NEXPRESS SX330 surgiu como solução para nós. Com ela, podemos diminuir o desperdício de folhas e agilizar o tempo de acerto do equipamento, e, com isso, também reduzir o consumo de energia do equipamento”, explica.

Outro item importante a ser analisado – e que impactava na decisão de compra pelos clientes – era a naturalmente a qualidade. “Isso não podemos negar; a Kodak inovou a indústria de impressão quando fabricou a impressora NEXPRESS. É uma máquina de 4,5 toneladas com excelente design. Nenhum outro equipamento tem igual precisão de registro e possibilidade de se trabalhar em linha com o acabamento adequado. A impressora também oferece muitas opções, como variar a qualidade do preto e o uso de tintas holográficas. Aliás, as tintas holográficas são incríveis e estamos no aguardo de um cliente que nos permite tirar proveito dessa tecnologia, agregando valor ao design com inteligência.”

A KODAK NEXPRESS SX 3300 conta com formato de impressão diferenciado e flexível – folhas de 35,6×91,4 cm – graças ao sistema de alimentação de maior dimensão. Além disso, a opção de tinta Light Black assegura um visual de grande qualidade e diferenciação à tonalidade final das cores. “Esses itens eram o calcanhar de Aquiles no passado, e, agora, representam a melhor solução que vi”, acrescenta Stone.

“Melhor que litografia”

Segundo Neil Stones, a velocidade e a possibilidade de se trabalhar com baixas tiragens são outros diferenciais importantes da KODAK NEXPRESS. “Temos mais velocidade do que se trabalhássemos com as impressoras litográficas e, como podemos utilizar o mesmo tipo de papel, não teremos que recorrer a grandes mudanças. Quando nos pedem 50 cópias de um trabalho, sabemos que podemos entregar. Algumas pessoas já dizem que a performance é melhor do que a os processos ‘lito’”, diz Stones.

E, falando ainda sobre a aceitação por parte dos clientes, Stones afirma: “Trabalhamos com 75% de usuários finais e 25% de agências. Sabemos que 25% valorizará recursos exclusivos de acabamento e as diferentes possibilidades que a impressão digital oferece. É uma base adequada de clientes que sempre procura por novas opções sob o viés criativo e tiragens verdadeiramente curtas com alto valor agregado. Também temos um setor forte de impressos postais que, agora, se encontra em seu nível de excelência. Há muitas coisas que a KODAK NEXPRESS pode nos permitir fazer.”

E acrescenta: “A mala direta vem sendo, nos últimos dois ou três anos, um importante recurso ao agregar misto entre conteúdo variável e multimídia. As pessoas querem esse produto impresso em suas mãos. E os níveis de resposta são incríveis.”

Outro serviço que oferece a Fuller Davies é o portal para aplicações web to print. Stones espera que a impressora KODAK NEXPRESS facilite esse tipo de oferta. “Trabalhamos com a ROI 360 como parceira na área de software para desenvolver a base de dados mais eficaz, adaptada à demanda específica de público”, ressalta.

Para finalizar, o diretor da Fuller Davies conclui. “Não há nenhuma dúvida de que essa tecnologia digital é a tendência e de que foi o momento certo para realizar o investimento.”

Martin Mayo, diretor da Kodak Reino Unido e vice-presidente da Kodak EAMER (Europa, Oriente Médio e África), frisa: “A decisão da Fuller Davies de investir em uma impressora digital colorida de alta produção como a KODAK NEXPRESS SX3300 mostra, novamente, a flexibilidade que oferece esse equipamento extremamente versátil. Sua capacidade de imprimir pedidos em litografia e cumprir as exigências digitais de aplicações web to print, além das demandas criativas das agências, possibilita realizar muitas tarefas diferentes com uma mesma impressora. Para a Fuller Davies, isso significa um novo suporte para sua crescente base de clientes e direcionar seus negócios para diferentes direções.”