13 de janeiro / 2014 (KBA BRASIL): KBA amplia sua presença no segmento de embalagem

Baixa_Rapida 164
KBA Rapida 164 é uma das novidades da KBA para o segmento de impressão em cartões

 

download_baixa

 

Prosseguindo com sua estratégia de investir e aproveitar as oportundiades abertas pela tecnologia de impressão digital, conforme já demonstrado na Drupa 2012, a Koenig & Bauer anunciou um novo passo em sua expansão para novos mercados e aplicações, desta vez, confirmando sua sólida posição de crescer no mercado de embalagens.

A empresa anunciou internacionalmente que as recém-adquiridas companhias Kammann Maschinenbau, sediada em Bad Oeynhausen, Alemanha, e Flexotecnica, localizada em Tavazzano, Itália, das quais passou a ser acionista majoritária, agora incorporam oficialmente o Grupo KBA. O foco de ambas as companhias é o segmento de embalagem, no qual a KBA já possui liderança em vários mercados, incluindo impressão em mídias cartonadas e metais em impressoras offset sheet-fed fabricadas em sua fábrica em Radebeul e na subsidiária KBA-MetalPrint, localizada em Stuttgart.

Com isso, segundo a KBA, a empresa reforça seu compromisso de sustentar um crescimento planejado, focado em mercados e negócios prósperos, bem como expandir sua presença em mercados emergentes como China, Índia, Brasil e Turquia, preparando-se para atuar, com força e inovação, em nichos não afetados pela internet e a tecnologia online.

 

Novas aplicações

 

Com a KBA-Kammann e a KBA-Flexotecnica, como ambas as subsidiárias passam a ser chamadas, a KBA estende ainda mais seu portfólio de soluções para o mercado de embalagens.

A Kammann Maschinenbau, fundada em 1955, possui o know-how tecnológico para impressão de luxo em vidro. Possui cerca de 175 funcionários e sua tecnologia de impressão é flexível o suficiente para, por exemplo, com sistemas de transporte e aplicações de hot-stamping, impressão inkjet e outros processos de decoração.

Recentemente, a empresa apresentou um sistema pioneiro de impressão digital em plásticos e borrachas na feira internacional K, realizada em Düsseldorf, bem como sistema de impressão direta em vidros para segmentos de beleza e cosméticos, perfumes e bebidas.

Os antigos diretores da KBA-Kammann, Matthias Graf e Dr. Christian Maass, continuam a deter 15% das ações.

Já a Flexotecnica é especializada na fabricação de impressoras de embalagens flexíveis. Com aproximadamente 100 funcionários, desenvolve e distribui impressoras flexográficas para mercados da Europa e de outros continentes. Segundo a KBA, a integração da companhia italiana ao grupo abre novas e favoráveis perspectivas. A antiga acionista majoritária, a Officine Meccaniche G. Cerutti (OMGC), ainda possui 5% da KBA-Flexotecnica.

Juntas, ambas as companhias possuem um faturamento anual de dois dígitos de milhões de Euros.

 

Sofisticação em cartão

 

Já no segmento de impressão em papel cartão, nos últimos anos, a KBA consolida sua participação como líder global no desenvolvimento e inovação de tecnologias em impressoras para embalagens com o maior número de patentes registradas por um fabricante de máquinas.

Isso está trazendo ao grupo a fidelidade e conquista de importantes clientes em âmbito mundial como Edellmmann, LEOPOLD, Cheesapeak, Graphic Packing , Amcor Tobaccos etc.

Novas soluções em aplicações especiais sobre a embalagem e desenvolvimentos que permitem imprimir a um custo menor estão chamando a atenção do mercado a estas necessidades.

Baseado nesta demanda, o portfólio do grupo tem como referência de tendências a RAPIDA 106/145 e, agora, a RAPIDA 164, com pesquisas e desenvolvimentos (R&D) recentes inovadores em secagem UV no qual, através de somente um cassete, pode-se prover três tecnologias de lâmpadas (convencional, HRUV e LED), redução de consumo de energia, aumento de velocidade de máquina para até 20.000 folhas/hora,  novos formatos  – que são importantíssimos para um melhor aproveitamento e encaixe do impresso ( 75 x 106, 105 x145 cm) -, redução em trocas de trabalho, principalmente em se tratando de lavagens de máquinas, entre outras soluções.