14 de novembro (KODAK): Silcar Gráfica de Teresina (PI) digitaliza pré-impressão com soluções Kodak

silcar

Gráfica do Piauí, que atende aos segmentos promocional e editorial, anunciou investimento em novo CtP Kodak Trendsetter e chapas digitais Sonora XP, além de sistema de gerenciamento de workflow Prinergy EVO

Do fotolito às chapas digitais. Do uso de químicos à otimização de espaço na produção e à implantação de processos ambientalmente sustentáveis.
Esses foram alguns dos passos importantes que a Silcar Gráfica, empresa sediada em Teresina (PI) que acumula 12 anos de mercado, deu nos últimos meses.

A Silcar acaba de anunciar a digitalização da sua pré-impressão através da aquisição de seu primeiro CtP, um modelo Kodak Trendsetter 400. O equipamento já opera a todo o vapor na Silcar e, como outra novidade, está trabalhando em conjunto com as novas chapas digitais Sonora XP, que, entre outros benefícios, dispensam o uso de químicos e o de processadora.

Em paralelo, a Silcar também investiu no sistema Kodak Prinergy EVO para gerenciar as tarefas da pré-impressão.

Mudança

Segundo o Diretor Geral da Silcar, Domingos Gomes Souza, a mudança de paradigmas (da pré-impressão convencional para a digital) não foi um processo simples. O diretor afirma que várias marcas e modelos de equipamentos foram pesquisados até que fosse realizado o contato com a Polifilmes da Amazônia, revenda Kodak na região Norte.

“Dois fatores foram decisivos para a escolha da Trendsetter entre outras marcas líderes de mercado: a qualidade e a possibilidade de se ganhar espaço na produção, uma vez que, com o CtP, pudemos também passar a usar as chapas digitais Sonora XP, as quais dispensam qualquer uso de químicos e, por sua vez, da processadora”, afirma Domingos.

Os resultados já vêm sendo colhidos, de acordo com Domingos, que afirma que os ganhos de qualidade na impressão e produtividade foram visíveis. Outro fator destacado pelo diretor da Silcar foi a economia.

“Economizamos espaço e custos. Antes, como trabalhávamos com fotolito, usávamos muito químico. Agora, não usamos nem processadora”, diz.

Atualmente, o CtP Kodak Trendsetter 400 grava uma média de 30 a 40 chapas/dia, otimizando a qualidade dos impressos promocionais e editoriais de clientes não somente do estado do Piauí, como também de todo o Nordeste.