30 de outubro / 2013 (ECALC): Ecalc Software comemora 17 anos

Ecalc baixa

Nascida no segmento gráfico, e, hoje, desenvolvendo soluções de gestão, inteligência administrativa e de produção, a Ecalc Software está completando 17 anos.

Um de seus diretores e fundadores, Archimedes Curvelo, então empresário do segmento gráfico, iniciou o desenvolvimento de sistemas de controle e gestão aproveitando seu conhecimento nas áreas de Administração e Economia. Inicialmente, esse know how foi totalmente direcionado ao setor gráfico, e foi concentrado no primeiro produto lançado, o EasyCalc.

Na sequência, vieram outros, como o Express, eClient, eGraf e o ePlan (PCP).

Porém, as ferramentas criadas pela Ecalc – hoje sediada no bairro do Butantã, em São Paulo -, possuem recursos que se enquadram em qualquer ramo da atividade industrial. Prova disto que, hoje, a empresa conta, entre seus clientes, não somente com gráficas de todos os tamanhos do Brasil e de países da América do Sul e Angola, como também companhias de outros ramos, como a Vale e a GSK.

“Parte da saúde de uma empresa está na qualidade e na produção daquilo que se propõe a fazer e outra parte, talvez mais importante, está na forma como ela administra seus recursos, seu tempo, precifica seus produtos e analisa a necessidade de investimento. É justamente nesses pontos que a Ecalc atua, oferecendo ferramentas inteligentes que automatizam o processo de controle administrativo da empresa, como geração e controle de OS, status de produção, estoque, gasto com insumos, produtividade das máquinas, faturamento etc”, afirma Tiago Silva Costa, diretor da Ecalc Software.

Hoje, entre as principais linhas de soluções da Ecalc estão, além do ePlan, o EasyCalc, eClient, eGraf e o Express, que atua nos segmentos financeiro, de estoque e faturamento.

Uma pesquisa de satisfação realizada em meados deste ano comprovou a necessidade do mercado por soluções inteligentes, fáceis de usar e otimizadas para aperfeiçoar as ações administrativas, produtivas e financeiras das empresas. Na pesquisa, a Ecalc obteve aprovação máxima em quesitos como atendimento, rapidez e segurança dos dados por parte das soluções que desenvolve. Além disso, 96% dos entrevistados pretendem reinvestir nas soluções da companhia, ampliando as ferramentas de gestão hoje em uso.

“Recentemente, iniciamos um trabalho muito importante na conscientização de nossos clientes sobre o OEE, ou seja, a análise de eficiência dos equipamentos. Realizamos eventos para mostrar como e por que esse indicador é tão importante para a saúde da empresa e como nossas ferramentas auxiliam, de modo integrado, e rápido, no controle e monitoramento do desempenho dos equipamentos da produção”, prossegue Tiago.