27 de agosto / 2013 (ZANATTO): GRUPO CG de Gravataí revoluciona sua pré-impressão através de parceria com a Zanatto

cg

Grupo gaúcho proprietário do jornal Diário de Viamão, que também realiza serviços gráficos através da Gráfica GRUPO CG, investe em portifólio de soluções Kodak representadas pela Zanatto

Sediada em Gravataí (RS), a Gráfica GRUPO CG construiu sua história ligada ao segmento de jornais.
Até outubro do ano passado (2012), a empresa da região metropolitana era proprietária e imprimia seus três jornais diários – Correio de Gravataí, Diário de Cachoeirinha e o Diário de Viamão – além de realizar serviços gráficos para outros clientes.
Porém, atualmente, o GRUPO CG dedica-se apenas à publicação do Diário de Viamão, que circula desde 2006 com tiragem de 3 mil exemplares (os outros dois títulos foram vendidos para o Grupo Sinos). Além do “Diário”, a gráfica também imprime outros 60 títulos terceirizados de periódicos, aproveitando o espaço deixado pela venda dos outros dois jornais.

“Com o espaço deixado pelos dois jornais vendidos, se atingiu, num curtíssimo prazo, uma gama muito grande de jornais de terceiros para impressão no parque gráfico atual, em máquina rotativa. O fato de o processo rotativo ser muito rápido (20 mil jornais/hora ), fez com que a atual estrutura do setor de pré impressão não mais desse conta do fluxo de jornais a serem confeccionados”, explica Luciano Wagner, gerente da Gráfica GRUPO CG.

Constatada a necessidade, o passo seguinte foi procurar um parceiro que permitisse digitalizar a pré-impressão com soluções de qualidade e, assim, otimizar a produção.
“O fato de a Kodak estar com foco muito forte voltado ao ramo gráfico foi decisivo na hora de optar por qual equipamento investir”, disse Luciano. “Foi então que iniciamos as negociações com a Zanatto Soluções Gráficas, que revende as soluções Kodak aqui no Sul.”

A partir da parceria com a Zanatto, a Gráfica GRUPO CG investiu em três soluções do portifólio Kodak: o CtP Trendsetter 400, a nova chapa digital sem processo Kodak Sonora News e, também, em um sistema de gerenciamento de workflow Prinergy.

“A segurança do equipamento instalado, que fez com que fossem eliminados vários processos antes necessários, abriu a perspectiva de um número bem maior de clientes dentro de um espaço menor de tempo, pois isso fez com que todos os processos corressem sem interrupções, contratempos ou espera de um setor para o outro na finalização dos jornais impressos”, avalia Luciano.

Hoje, através do CTP e das novas tecnologias de pré-impressão, a Gráfica GRUPO CG reduziu drasticamente o tempo de acerto em máquina e, por conseguinte, a qualidade final dos impressos.

“Um acerto no registro de cores mais rápido, e com menor quebra de material, faz com que caia por terra o mito de que a impressão de jornais em máquinas rotativas, apesar de custo baixo e rapidez, não traz qualidade”, frisa Luciano.